Postado dia 10/01/2016 às 11:55:06

FAZENDO MEMÓRIA

Em 1.965 o então Bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Pedro Filipak, reunido com seu clero expôs a intenção e a necessidade urgente de criar mais uma Igreja Particular, para que se repartisse o trabalho das comunidades do Norte Pioneiro. E, indicava Cornélio Procópio como cidade ideal para sediar a futura Diocese a ser desmembrada integralmente.

Após receber aprovação das autoridades eclesiásticas, imediatamente, autorizou o Pe. Conrado Walter (Vigário da Matriz Cristo Rei – Cornélio Procópio) a iniciar os preparativos para a criação e instalação da nova Diocese. Muitas comissões foram criadas. Todos se doaram com competência e amor até a concretização do sonho tão necessário ao povo de Deus de nossa região. A matriz da Paróquia Cristo Rei foi considerada em condições para tornar-se catedral.

O processo para a criação foi enviado à província Eclesiástica do Paraná e à CNBB. Obteve aprovação unânime. O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Humberto Mazzoni, aprovou-o e remeteu-o à Santa Sé.

No dia 26 de maio de 1973 foi criada a Diocese de Cornélio Procópio, pelo Papa Paulo VI, através da Bula “Votis et Precibus” (‘atendendo’ votos e preces), tendo o seu território desmembrado da Diocese de Jacarezinho. A posse do 1º bispo, Dom José Joaquim Gonçalves (já falecido) e a instalação da Diocese se deu no dia 13 de Outubro do mesmo ano. A padroeira da Diocese é Maria, no seu Imaculado Coração.

No início, na Diocese de Cornélio Procópio, não existia uma pastoral orgânica que envolvesse as Paróquias numa Pastoral de Conjunto. Cada Paróquia tinha sua própria estrutura e as coisas iam acontecendo através dos encontros de jovens, de noivos, curso para formação de catequistas, ministros da Eucaristia, reuniões dos movimentos religiosos e outros. Não havia o sentido de pertença à Diocese, pois era muito forte a referência a Jacarezinho como sede, o que necessitava ser trabalhado.

No dia 5 de Agosto de 1979, Dom Domingos Gabriel Wisniewski – CM, nosso 2º bispo, assumiu a diocese e, assim, começou um período muito fecundo, quando a nossa Diocese passou a tomar característica, feição de Diocese propriamente dita.

No início dos anos 80 a Diocese pôde contar com o Pe. Francisco Mazur – CM (Pe. “Chico”) como seu 1º coordenador de Pastoral liberado e, ainda, com Maria de Lourdes de Souza, uma leiga Consagrada, quando então desencadeou um intenso trabalho de formação das Equipes Diocesanas de Pastoral. As primeiras equipes Diocesanas formadas foram: Pastoral da Juventude; a Catequese, que na época agregava o Ensino Religioso chamado de Catequese Escolar; e a Pastoral Social, através da criação do Bom Samaritano.

As lideranças paroquiais ganharam novo fôlego e era contagiante o despertar da consciência de pertença à Diocese de Cornélio Procópio, graças aos trabalhos intensos das equipes diocesanas e as Assembleias anuais de Pastoral que acontecia no início da quaresma, no salão Dom Bosco, em Cornélio Procópio.