Postado dia 28/02/2020 às 13:47:08

Após missa de Cinzas com o Papa, bispos do Paraná concluem a Visita Ad Limina Apostolorum

Os bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende às Igrejas Particulares do Paraná, concluíram, nesta quinta-feira, 27, a visita Ad Limina Apostolorum ao Vaticano e aos dicastérios e congregações da Santa Sé. Na segunda-feira, dia 24, os prelados foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência e, na Quarta-feira de Cinzas, participaram da missa presidida pelo pontífice.

O arcebispo de Londrina, no Paraná, dom Geremias Steinmetz disse que o ponto alto dessa visita foi justamente o encontro com o Papa Francisco, que durou mais de três horas. “Por aqui até as pessoas diziam que nós fomos privilegiados, porque normalmente o Papa dá um pouquinho mais de uma hora para um encontro assim”, disse.

Ainda de acordo com ele, durante a conversa, houve bastante troca de experiências. “Nós pudemos perceber no Santo Padre um homem muito tranquilo, um homem de uma sinceridade grande, sobretudo um homem santo, esse que agora está a conduzir a Igreja. Agradecemos a todos que nos acompanharam nesse momento tão lindo que vivemos”, disse.

Na Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, penúltimo dia da Visita Ad Limina, os bispos iniciaram o dia com a oração das Laudes na capela do Colégio Pio Brasileiro. Logo após o café, eles seguiram para a visita à Congregação para a Educação Católica. dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas e Francisco Beltrão e referencial para a Pastoral da Educação no Paraná, fez o pronunciamento em nome do Regional. No vídeo, ele conta como foi esse encontro.

Na mesma manhã, os bispos visitaram o Tribunal da Assinatura Apostólica, onde dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa, foi o responsável pelo discurso. Esse tribunal aborda questões dos tribunais eclesiásticos das dioceses.

Na parte da tarde, os bispos participaram da Missa de Cinzas, presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de Santa Sabina. “Foi mais uma vez um momento bonito. Uma liturgia sempre com muita sobriedade, com muita clareza para que assim, de fato, as pessoas possam celebrar a conversão, a volta para Deus, o deixar-se reconciliar com Deus”, disse dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2.

Na manhã de hoje, 27 de fevereiro, alguns bispos já embarcaram para o Brasil. Os que viajam à noite, celebraram a última missa da Visita Ad Limina Apostolorum, na Capela do Colégio Pio Brasileiro, presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, ladeado por dom Meron Mazur, Eparca Ucraniano, e dom Carlos José de Oliveira, bispo de Apucarana. Essa missa estava programada para acontecer na Catacumba de Domitila, porém, devido aos alertas de Corona Vírus na Itália, todas as catacumbas foram fechadas.

Após a missa, dom Geremias Steinmetz falou sobre a Visita Ad Limina e agradeceu a todo o povo que rezou e acompanhou os bispos pelos meios de comunicação.

Texto, fotos e vídeos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação