Postado dia 16/01/2020 às 21:19:24

Bispo de Cornélio Procópio visita a Missão na Africa

Dos dias 12 a 16 de janeiro, Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio (PR), visitou pela primeira vez a Missão Católica São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, África, há 5 anos.

O bispo de Cornélio Procópio, Dom Manoel João Francisco, a pedido da presidência nacional da CNBB, está no país da Guiné-Bissau, África, para participar de um encontro internacional de bispos de países lusófonos (de língua portuguesa). Por ocasião da viagem, os bispos da presidência do Regional Sul 2 da CNBB convidaram Dom Manoel para realizar uma visita pastoral à Missão Católica São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná em Quebo, diocese de Bafatá.

Dom Manoel chegou em Quebo na manhã de domingo, dia 12 de janeiro, acompanhado do bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli e do missionário Pércio Pereira Vitória. No mesmo dia, os bispos celebraram a missa com a comunidade.

Na segunda-feira, dia 13 de janeiro, Dom Manoel orientou um dia de retiro para os missionários, refletindo sobre a “Espiritualidade do Missionário”. Ele conta que sentiu ser uma comunidade missionária muito viva. “Os missionários aqui estão entusiasmados, alegres e felizes com o que estão fazendo. Sinto que fazem sua ação a partir de um testemunho, uma vivência de espiritualidade, de cultivo de Deus em suas vidas e que querem transmitir isso aos irmãos e irmãs aqui. Claro que encontram dificuldades de adaptação cultural, com o idioma, pois precisam aprender o crioulo para se comunicar com o povo, mas são desafios superáveis”, afirmou o bispo.

Nessa visita, Dom Manoel teve a oportunidade de partilhar um pouco do cotidiano dos missionários, com seus desafios e alegrias, atender cada um individualmente, celebrar a eucaristia com eles diariamente, e também se dispôs a atender confissões e orientar espiritualmente membros da comunidade de Quebo. Ele ainda visitou a Comunidade Divino Oleiro, na cidade de Tite. Tudo isso, segundo o bispo, o deixou muito impressionado.

Na manhã de terça-feira, 14 de janeiro, participou da alegria dos missionários ao acolherem a Família Esser, Moacir, Gilsemira e Márcio, e a Danúbia Santos, que chegaram para integrar a comunidade missionária.

Na noite de quarta-feira, 15, Dom Manoel se despediu da comunidade de Quebo, com a celebração de uma missa, pois na manhã seguinte seguiu para Bissau, onde participará do encontro dos bispos lusófonos. “Fiquei feliz de conhecer a Missão da Igreja do Paraná na Guiné-Bissau e perceber o quanto de bem é realizado aqui. A catequese e outras pastorais estão organizadas, o atendimento das pessoas na área da saúde, na medida do possível, está acontecendo. Também a dedicação no projeto de desenvolvimento pedagógico da escola, que vai inaugurar em outubro, assim como a sua construção física. Em tudo isso é possível perceber o Reino de Deus acontecendo”.

Para os missionários, a presença de Dom Manoel expressou o carinho e a presença de Deus. “Foi um período de muito amor e cuidado. Dom Manoel nos proporcionou momentos de espiritualidade, oração e reflexão. Fomos muito agraciados com a presença dele, sua animação trouxe muita luz para nosso convívio”, contou Amanda Doenea, missionária. Para a missionária Mariana Baião, essa visita também expressou o carinho e o cuidado do Regional Sul 2: “Dom Manoel esteve muito presente, interessado em saber como estava cada missionário, o andamento pastoral da missão, manifestou a preocupação e o cuidado da Igreja conosco. Além de ficar impressionado com tudo que é realizado pela Missão aqui e motivado a levar isso para as dioceses do Paraná. Fui uma convivência muito boa, que também proporcionou matar um pouco a saudade do Brasil”.

(Texto: Karina de Carvalho | Fotos: Missionários da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau)