Postado dia 02/10/2019 às 14:54:24

Aparecida: Uma Santa Para os Necessitados

Maria, mãe de Jesus e nossa, apareceu em diversos lugares em todo o mundo. Suas aparições, sempre em momentos importantes, vão ao encontro da necessidade do povo de Deus. No Brasil não foi diferente. Nossa Senhora da Conceição Aparecida se apresenta num momento complicado de nossa história. Em 1717, ano em que a imagem foi encontrada pelos pescadores, o Brasil vivia um período forte de desigualdade social, onde a escravidão ainda estava em vigor. A Senhora Aparecida se torna então um socorro para um povo que lutava bravamente para sobreviver.

A história de como a santa negra foi encontrada é de conhecimento de quase todos os brasileiros, não à toa a Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil. Mas convém lembrar as circunstâncias deste encontro. Era 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

Não era um tempo bom para a pesca. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e bênção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Após inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Ao lançarem a rede novamente, pegaram muitos peixes, a ponto do barco quase virar.

A partir daí, a devoção à Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo. No ano de 1917, ano em que comemoramos o jubileu dos 200 anos da aparição, o Santuário recebeu cerca de 13 milhões de peregrinos. E hoje, neste momento em que você está lendo nosso jornal Páginas Católica, inúmeros fiéis estão em oração aos pés da Mãe Aparecida em Aparecida do Norte.

Dentre os inúmeros milagres que foram alcançados pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o que mais me encanta é o da libertação do escravo Zacarias. Como se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras. A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo. Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba.

Preso, Zacarias foi acorrentado nos pulsos e nos pés. O caminho de volta passava próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem. Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.

Hoje, sendo pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Leópolis, percebo ainda mais o grande amor que o povo de Deus tem pela Mãe Aparecida. Em nossa novena mensal, que acontece todo dia 12, é notória a fé depositada na intercessão da Mãe, como muitos aqui a chamam.

Aproveito o momento para fazer um convite especial para todos os leitores de nosso querido jornal. No próximo dia 12, celebraremos com grande amor, aqui em Leópolis, o dia de Nossa Senhora Aparecida. Nosso momento de oração terá início às 17 horas com Adoração ao Santíssimo, Testemunhos, Santo Terço e logo depois a Celebração Eucarística com a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Venham viver este momento de fé junto à nossa comunidade e a Mãe de Deus!

Padre João Paulo Domingues