Postado dia 26/04/2019 às 15:54:42

Semana Santa na Paróquia São José Operário

Domingo de Ramos

Aconteceu no dia 14 de abril, a tradicional Missa de Ramos na Paróquia São José Operário, na Vila Popular, em Cornélio Procópio. O momento religioso teve início na Capela de Santa Terezinha, às 08:30hs, onde os ramos foram abençoados e logo em seguida aconteceu a procissão em direção a Igreja Matriz para dar continuidade a Santa Missa. A celebração foi presidida pelo pároco, Padre Élcio José, que em sua homilia destacou que “o Domingo de Ramos é o momento em que a Igreja celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e com os ramos nas mãos, acolhemos o Filho de Deus que vem a nós como humilde servidor".

Momento Mariano e Via Sacra

Na segunda feira, às 19:30hs, aconteceu a celebração meditando as 7 dores de Maria. O momento de reflexão e oração foi realizado na Igreja Matriz São José Operário. Também aconteceu, na terça feira, a Via Sacra de rua, saindo da Capela Santa Terezinha até a Igreja Matriz São José Operário, às 19:30hs. Na caminhada pelo bairro, as paradas para refletir sobre cada estação aconteceram diante das casas das famílias e dos enfermos.

Missa do “Lava Pés”

A Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, conhecida como Missa do “Lava-pés”, aconteceu na quinta-feira, dia 18 de abril, às 19:30hs, na Igreja Matriz São José Operário, na Vila Popular. Nesta celebração, o sacerdote lavou os pés de 12 pessoas, jovens integrantes da comunidade, representando ato realizado por Jesus Cristo em sinal de obediência e humildade. Segundo o pároco, Padre Élcio José, a Instituição da Eucaristia celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. A última Ceia é o marco da entrega do Senhor, oferecendo-se como alimento: “Eu sou o Pão da Vida”. Na celebração Jesus nos pede que: “todas as vezes que fizerem isto, fazei em memória de mim”.

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa foi celebrada pelos fiéis da Paróquia São José Operário, este dia foi marcado pela Celebração da Paixão de Cristo (15:00hs) e pela Procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade de Cornélio Procópio (19:30hs). Esta última atividade, a procissão, teve seu início na Igreja na Catedral Cristo Rei, onde milhares de fiéis participaram do evento que se encerrou com uma reflexão nas escadarias da Catedral.

Sábado Santo com as Crianças

No sábado, o pároco, padre Élcio José, fez um momento com as crianças na Igreja São José, às 09:00hs, foi uma celebração para explicar o sentido da Semana Santa e da Páscoa. Já a noite, aconteceu a Vigília Pascal, que teve início às 19:30hs no lado externo da Igreja Matriz para a bênção do fogo novo. A Vigília foi presidida pelo pároco, Padre Élcio José. Após a benção e o acendimento do Círio Pascal, os paroquianos foram convidados a entrarem na Igreja e então acender suas velas no Círio Pascal, nisto se deu a entrada do Círio, que foi acompanhada do anúncio: “Eis a luz de Cristo”. Na homilia, Padre Élcio refletiu sobre o significado da Ressurreição de Cristo. Foi uma celebração com várias leituras e cheia de significado. Nesta celebração também houve a bênção da água batismal e a renovação das promessas do batismo de todos os batizados. Cristo, luz do mundo, agora está ressuscitado.

Domingo de Páscoa – Domingo da Ressurreição

Os fiéis da comunidade da paróquia São José Operário se reuniram na Capela Santa Terezinha às 06:00hs da manhã e de lá saíram em procissão, com o andor do Cristo ressuscitado até a Igreja Matriz São José Operário, onde aconteceu a Santa Missa. Durante a celebração, o pároco, padre Élcio José, disse: “A páscoa representa a ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte e a alegria da vida pós-morte”. Foi uma celebração alegre e muito participativa. Após a Santa Missa foi servido um delicioso café comunitário no salão de catequese.

Pascom – Paróquia São José Operário