Postado dia 19/04/2019 às 21:20:22

Saiba mais sobre a Infância e Adolescentes Missionária

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescentes Missionária já possui uma boa caminhada em nível mundial. Foi fundada em 19 de maio 1843, por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França.

A motivação principal para a sua fundação foram as cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao bispo Dom Carlos, contando a realidade triste e dura das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono... Diante destes problemas, Dom Carlos Forbin Janson teve a idéia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China. Foi assim que, ajudado pela jovem Paulina Jaricot, fundou a Obra da “Santa Infância”, chamada, mais tarde, de Infância e Adolescência Missionária. Esta Obra devia suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade.

O lema do fundador expressa claramente o espírito que caracteriza a Infância Missionária: Ajudar as crianças por meio das crianças, ou criança evangeliza e ajuda criança.

Trata-se realmente de um serviço em favor da animação e formação missionária das crianças, para que, desde já, cooperem na evangelização universal, sobretudo das crianças, repartindo os bens materiais.

A Obra Pontifícia da Infância Missionária conseguiu um grande desenvolvimento e expansão. Hoje se encontra em 133 países dos cinco continentes, e sua ação beneficia milhões de crianças.

No Brasil, a Infância Missionária chegou em 1858. Após um bom acolhimento, houve um período difícil, voltando a se reorganizar em 1955. O Encontro Latino-Americano da IAM realizado em Cali (Colômbia), em 1993, foi fundamental para reanimar a POM(Pontifícia Obra da Infância Missionária) no Brasil. Atualmente a IAM se encontra organizada na maioria das dioceses do país.

Atividades em 2019 na Diocese

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Cornélio Procópio - Paraná, realizou no dia 24 de fevereiro Encontro de Formação de Líderes para Adolescentes Missionários na Paróquia São Pedro Rancho Alegre

Com a participação de 83 pessoas, dentre crianças, adolescentes, jovens, assessores e mães o objetivo deste encontro foi de  capacitar as crianças e adolescentes para exercer a função de coordenadores/as dos grupos, técnicas de trabalho que estimulem o protagonismo de cada membro do grupo, vivenciarem através de oficinas as 4 áreas - Realidade Missionária, Espiritualidade, Compromisso e Vida de grupo

Tiveram orientações sobre como montar os encontros, implantação de novos grupos, psicopedagogia da idade, importância do envolvimento e comprometimento, protagonismo infantil, cumprir as metas plano diocesano de pastoral

Finalizando com missa de envio presidida pelo Padre Eneas

Antonia Silvane D. Effgen
Coord diocesana da IAM
Contato: 43 991564245
"De todas as crianças, adolescentes e jovens desse mundo. Sempre amigos!"