Notícias

Postado dia 15/02/2019 às 13:37:13

Cidade do Cristo Rei comemora 81 anos

(Fotos: Alavaro Eloy)

Neste dia 15 de Fevereiro, a cidade de Cornélio Procópio comemora seus 81 anos de “Emancipação Politica e Administrativa”. E há mais de 61 anos tem como referência em todo o Estado e no País, a imagem do seu padroeiro, “Cristo Rei”, homenageado com a maior estátua Sacra de Bronze de toda a América Latina.  Muito talvez não saibam, mas a construção do Monumento começou em 1957 e foi concluído 1958, quando era prefeito o médico Reinaldo Carazzai e vigário Geral da Igreja Matriz Cristo Rei o então padre Conrado Walter (In Memoriam). Pelas mão do escultor italiano, Arlindo Castelani de Carli nasceu esta obra de arte que encanta turistas e visitantes. Depois de 15 anos de sua inauguração, a cidade foi contemplada com sua circunscrição eclesiástica, assumindo como primeiro bispo, Dom José Joaquim Gonçalves, (1973-1979).                                                                                                           

Com sua Economia toda ela voltada à Agropecuária e Serviços, Cornélio Procópio se destaca também como Capital Educacional da Mesorregião do Norte Pioneiro. O volume de instituição de Ensino Superior e a qualidade do ensino fundamental e médio também contribuem para o crescimento deste setor. A presença maciça da Igreja Católica na história de Cornélio Procópio também contribuiu para seu crescimento econômico e espiritual. Afinal de contas, poucas cidades deste porte possuem uma Diocese tão presente e atuante. No município, nos bairros, vilas, na zona rural e no Distrito de Congonhas, a atuação da Igreja é permanente e consolidada por uma fantástica equipe de padres, leigos e leigas a serviço de “Deus”. Atualmente Dom Manoel João Francisco conduz este imenso rebanho fiel e dedicado.                                          

Como ocorreu desde a sua fundação em 1938, as festividades que retratam o desenvolvimento e pujança de Cornélio Procópio, dedicam uma homenagem na programação oficial ao trabalho da Igreja Católica nestes anos. E este ano não será diferente. Será no Monumento Cristo Rei, a Missa dos 81 anos e a distribuição gratuita à população de um bolo de 81 metros, na tarde do dia 15. Também está prevista uma Missa Solene, no Distrito de Congonhas, marcando as comemorações dos 70 anos daquela comunidade. A celebração será às 20 horas do dia 16, conduzida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel João Francisco. A igreja será lembrada em homenagem especial aos procopenses que adotaram a cidade para viver e que continuam prestando seus serviços, ou simplesmente descansando. O “Certificado de Reconhecimento” dos 80 anos homenageará religiosos e religiosas que trabalharam na evangelização da comunidade católica. (Jornal Páginas Católicas - Marcos Brito)


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias