Postado dia 23/02/2017 às 14:03:14

Com o foco na Juventude e Família conselho diocesano pastoral é realizado em Cornélio

Paulo Bueno

Pascom

A Paróquia São Francisco de Assis de Cornélio Procópio recebeu no último dia 18 de fevereiro a reunião do Conselho Diocesano Pastoral. Este organismo serve de aporte para preparar, avaliar, e organizar, além do dia a dia, alguns eventos extraordinários da Diocese. Nesta primeira reunião do ano, o Bispo Diocesano Dom Manoel João Francisco lembrou a responsabilidade de cada participante.  “Aqui representamos mais de 130 mil católicos da Diocese, que abrange 19 municípios do norte do Paraná”, afirmou o bispo.

Padre Élcio José, falou do objetivo e as urgências do 10º Plano de Ação Evangelizadora, em vigência de 2017 a 2020. Os destaques - Família e Juventude - foram lembrados pelo coordenador da Ação Evangelizadora.

Padre Enéas Meado da Cruz, Pároco da Paróquia São Pedro, em Rancho Alegre e assessor espiritual da Pastoral Familiar, falou sobre o Diretório da Família, que rege e organiza as ações da Pastoral Familiar. Todos os capítulos foram abordados.

“Não é só assistir os noivos através dos cursos, mas também é necessário fazer um acompanhamento dos recém-casados” disse o Padre Enéas “A estrutura do casal tem que ser construída com o aporte da igreja”. Concluiu o padre.

O encontro também abordou a questão da Juventude, destaque do Plano de Ação Pastoral. Padre Eduardo Moreira Guimarães assessor diocesano da Pastoral Juvenil , apresentou o desafio de colocar em prática o plano pastoral.  “Há uma necessidade urgente de trabalhar com os jovens que não são inseridos nos movimentos da Igreja” afirmou o Padre.

De acordo com o Padre Eduardo, o destaque - juventude – apareceu em quase todos os Planos de Ação Pastoral anteriores ao atual. Essa revelação demonstra quanto o trabalho com a juventude tem que evoluir. Ele ainda lembra que a novidade é sempre um atrativo para os jovens. Eventos em nível diocesano servem para unir os jovens. Exemplos: a Jornada Diocesana da Juventude e o Dia Nacional da Juventude, em 29 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Uraí.

Irmã Magali Gavazzoni, FCM, articuladora diocesana apresentou o plano de ação da catequese para 2017. A escola catequética Maria Evangelizadora começa em março, com a formação de aproximadamente 70 pessoas, sendo realizada até o mês de novembro, totalizando 80 horas aula. Um dos principais objetivos é o fortalecimento da iniciação a vida cristã.

O coordenador diocesano da liturgia, João Carlos de Morais e o seminarista Diego Carvalho Dias também apresentaram o plano de ação da pastoral litúrgica.

O dia terminou após uma ampla discussão em grupos sobre a Pastoral Juvenil e a Pastoral Familiar. O Conselho Diocesano volta a se reunir no dia 13 de maio, na Paróquia Santo Antonio em Sertaneja.