Setor 1

Postado dia 13/01/2016 às 16:13:13

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Distrito do Panema - Santa Mariana – Pr

Em 1.940 surgiu um pequeno povoado com o nome de Panema ou "Cinco". O povoado cresceu devido à simplicidade, ao dinamismo do povo e à riqueza do solo. No ano de 1.964 a comunidade Católica, unida aos líderes e ao Pe. Guerino Sella, sente a necessidade de construir uma Igreja grande, pois a capelinha não era mais suficiente. Estava lançado um sonho!
Os donativos chegavam de todo lado. O ponto alto era a festa da Padroeira, 08 de Dezembro. No dia 14 de agosto de 1.965 foi feita a benção da Pedra Fundamental. Em 15 de setembro de 1.968, com a Igreja quase terminada, o então Bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Pedro Filipak, concede à comunidade o título de Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Panema.
Durante 25 anos os Padres e missionários Xaverianos estiveram à frente da Paróquia, entre eles: Pe. Cósimo Corigliano, Pe. Adolfo Codine, Pe. João Mezzadri, Pe. João Ferminella, Pe. Francisco Gasparoto, Pe. Vicente Mididieri e Luiz Tessorolo. A comunidade e a Diocese são gratas aos Xaverianos pelo evangélico zelo missionário e pastoral.
Passaram-se 30 anos e o Templo sentiu a ação do tempo, sua estrutura ficou velha e comprometida. Pela vontade de Deus Dom Getúlio enviou o Pe. Augustinho Lázaro Espilgolone para cuidar do povo de Deus no Panema. Este anima todos a uma profunda reconstrução. Em menos de três anos sentiu-se o fruto do árduo, penoso, mas evangélico trabalho. Novamente o Sonho inicial estava realizado. Assim, o Pe. Augustinho marcou a história da Paróquia e o coração da comunidade!
O Padre Roberto de Paula tomou posse no dia 18 de janeiro de 1.998 e tinha como missão pastorear as capelas: Comunidade Santa Luzia (Quinzópolis); Comunidade Santa Luzia (Barra); Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Rafaela); e Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Fazenda Guaicurus).
Pela Paróquia também passou os padres Antenor, José Delanhol, Geraldo Baía, Padre Roque Lourenço Filho e Pe. José Marques da Costa, Padre José Mauro de Marco e Padre Milton Xavier. Todos eles deixaram sua marca na comunidade paroquial.
Atualmente a Paróquia é administrada pelo Pe. Luiz Antonio Faversani

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Distrito Panema