Postado dia 21/07/2016 às 15:06:07

Em solo alemão: imigrantes são atacados nos campos de refugiados

Refugiados de origem cristã têm sido atacados fisicamente - por outros imigrantes - em campos de refugiados na Alemanha, enquanto milhares de outros estão enfrentando perseguição de muitas maneiras diferentes nesses mesmos locais, segundo relatório da sucursal alemã da Missão Portas Abertas. Em 2015, portais de notícia do mundo todo já haviam replicado as denúncias feita pelo jornal alemão Die Walt de que cristãos estavam sofrendo ameaças em campos de refugiados do país.

O texto oficial adverte que as autoridades alemãs e a polícia podem estar minimizando propositalmente tais incidentes. O estudo da Missão Portas Abertas baseou-se nos depoimentos de 231 refugiados cristãos, coletados entre fevereiro e abril (2016). O relatório apontou que pelo menos 86 cristãos relataram terem sido agredidos fisicamente por refugiados muçulmanos ou até mesmo pelas equipes de segurança do abrigo. Outros 70 cristãos teriam recebido ameaças de morte em razão de sua fé.

Nesses campos, situados em pleno solo europeu, os cristãos estão sendo submetidos a agressões que envolvem desde "socos, cuspes, empurrões", até mesmo "abusos sexuais". Para piorar, cerca de 75% dos entrevistados disseram que o assédio contra os cristãos continua sendo um "problema frequente".

Mais de um milhão de refugiados foram recebidos pela Alemanha em 2015, muitos deles fugindo da guerra civil na Síria.

Relatos

Uma testemunha disse: "Em nosso abrigo de refugiados, os seguranças não cumprem as regras. Toda manhã, às 5h somos acordados ao som do adhan [oração islâmica, repercutida geralmente em megafones nas cidades do Oriente Médio]. A situação está piorando. Quando você reclama, eles dizem que este é um direito deles. Além disso, eles nos insultam impunemente. No nosso abrigo, dois dos meus amigos receberam ameaças de morte. Eles arrancaram o cordão com um crucifixo que ele carregava no pescoço. Nenhum de nós se atreve a usar mais uma cruz, de modo algum".

A Missão Portas Abertas tem alertado a comunidade internacional sobre a urgência de oferecer mais ajuda aos refugiados minoritários e disse que é "alarmante" que as autoridades alemãs estejam fazendo tão pouco para proteger os cristãos.

"Apesar do aumento de relatórios da mídia sobre este problema, instituições de caridade, organizações de direitos humanos, líderes de igrejas e organizações cristãs, autoridades alemãs e os políticos quase nunca iniciam uma investigação", disse o grupo de fiscalização.

"Em vez disso, acreditamos que os incidentes sejam deliberadamente minimizados e até mesmo encobertos. Durante os depoimentos prestados de forma confidencial aos pesquisadores da Missão Portas Abertas, surgiu a informação de que, mesmo em delegacias de polícia, os ataques motivados por questões religiosas contra os refugiados cristãos não são documentados desta forma", acrescentou.

Tem havido um grande número de diferentes relatórios nos últimos meses documentando a perseguição aos cristãos em campos de refugiados. Em outubro de 2015, um recém-convertido ao cristianismo foi espancado por outros refugiados e quase morreu, antes que ele fosse salvo por alguns amigos, em um acampamento na região de Hamburgo-Eidelstedt.

Reino Unido

Líderes da Igreja da Inglaterra (anglicana) também advertiram que as políticas ocidentais nos campos de refugiados estariam ignorando que os cristãos precisam de proteção.

CONIC com informações do Portas Abertas