Postado dia 12/07/2016 às 16:50:01

Reunião com bispos referenciais da Pascom em Aparecida-SP

Os bispos referenciais e coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) estarão em Aparecida (SP), amanhã, 13, para tratar de assuntos relacionados aos projetos da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e partilhar a caminhada pastoral. A reunião antecede o 5º Encontro Nacional da Pascom.

“No ano de 2015, por causa do processo de escolha dos bispos referenciais, não foi possível realizar um encontro nacional. Neste ano, durante a 53ª. Assembleia Geral da CNBB, a Comissão para a Comunicação teve oportunidade de reunir brevemente os bispos referenciais, mas sem a presença dos coordenadores. Portanto, desde 2014, esta é a nossa primeira ocasião de partilha”, diz o arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, dom Darci José Nicioli.

A reunião também tem como objetivo fazer os últimos acordos de trabalho para 5º Encontro Nacional da Pascom, que começará na noite desta quinta-feira, 14 de julho, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, também em Aparecida. Dom Darci considera que a proximidade dos dois eventos vai favorecer a união e o trabalho dos bispos, coordenadores e agentes da Pascom.

“Esses dois encontros, realizados em sequência, podem nos dar uma grande oportunidade de renovar nossos compromissos da Pascom em todo o Brasil”, afirma o arcebispo, destacando que o tema do Encontro Nacional da Pascom, “Comunicação e Liturgia”,  é de grande importância para o serviço que a Pastoral da Comunicação pode prestar para a Pastoral Litúrgica.

A Pascom está organizada em 15 dos 18 regionais da CNBB e conta, em todos eles, com uma equipe de coordenação. Tendo como missão principal animar os planos de comunicação das dioceses e paróquias, atua em quatro eixos: mobilização, formação, produção de material e espiritualidade do comunicador.

Entre os bispos referenciais está presente e o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, que foi presidente da então Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação. A atual comissão tem ainda a participação dos bispos auxiliares de São Paulo (SP), dom Devair Araújo da Fonseca, e do Rio de Janeiro (RS), dom Roque Sousa.