Setor 4

Postado dia 15/03/2016 às 14:06:35

Paróquia São Jerônimo - São Jerônimo da Serra - PR

Desde 1.867 pode-se considerar que no Município de São Jerônimo da Serra já existia uma verdadeira comunidade Eclesial, devido à vivência dos valores cristãos e a fé dos que dela participavam.

Com a missão de catequizar os índios foram enviados dois Freis para a região. O Frei Timóteo se estabeleceu no aldeamento São Pedro Alcântara (Jataizinho) e o Frei Luiz de Camitille em São Jerônimo da Serra. Estes deram a vida em favor dessa nobre causa. De 1.911 a 1.914, a Capela de São Jerônimo foi dirigida pelos Padres Ferrúcio e Henrique, que, além de desempenharem trabalhos particulares ao sacerdócio, foram também professores de Iniciação Escolar.

No livro Tombo consta que até no ano de 1.961, Dom Pedro Filipak, que na época era vigário de Curiúva, colaborou com o Pastoreio da comunidade.

A Paróquia de São Jerônimo foi criada em 1.961. O primeiro Pároco foi o Pe. José Strona que permaneceu até o final de julho de 1.964. Durante três anos a Paróquia foi atendida pelos Padres de Santa Cecília do Pavão e Congonhinhas.

O Pe. Francisco Pietrek, SVD, nomeado Pároco, permaneceu na Paróquia até 20 de abril de 1.980. Os Padres Vicentinos também contribuíram no atendimento da Paróquia, entre eles: Pe. Henrique Jaworski, Pe. Antonio Ciulyk, Pe. Miguel Staron, Pe. Wilson Paulo Longo, Pe. João Novak, que permaneceu até 1.997. Em 1.998 chega à comunidade o Pe. Eduardo Wrobel, e no dia 22 de fevereiro do mesmo ano o Pe. Albino Czanovski assumiu como Pároco. Também passaram pela Paróquia Padre Marco Aurélio e Pe. Pedro Gielinski - CM.

No ano de 2022, a Diocese reassume a administração paroquial tendo como responsável o Padre Evandro Junior da Silva e o seu vigário, o Padre Matheus Batista dos Santos.

Hoje a Paróquia tem 23 comunidades rurais, duas reservas indígenas e um assentamento do MST.

Paróquia São Jerônimo - São Jerônimo da Serra

Rua Eusébio Correia de Melo, 449 – Centro