Postado dia 13/09/2023 às 22:06:49

Encontro Catequese Renovada – 40 anos acontece em Aparecida

Regional Sul II da Animação Bíblico-Catequética na foto!

Com o lema “Tocar corações e impulsionar a missão”, foi realizado entre os dias 1º e 3, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o encontro “Catequese Renovada – 40 anos”, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Mais de mil catequistas de todo o Brasil participaram da atividade, que teve o objetivo de recordar os pontos centrais do documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo”, aprovado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral da CNBB e, com ele, animar a acolhida atual de seu conteúdo nas comunidades brasileiras.

Durante a abertura do encontro, a assessora da Comissão Episcopal, Mariana Venâncio, destacou a importância atual do documento que orienta os catequistas para “o caminho de sinodalidade e de escuta”.

Uma das conferências do encontro, no sábado, 2, foi conduzida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) e Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Ele fez uma análise sobre os desafios sociais, incluindo a crescente pobreza e desigualdade, a polarização social e a disseminação de notícias falsas, e como isso pode incidir na Catequese. O Arcebispo chamou a atenção para a necessidade de transformar a abordagem pastoral, tornando a fé uma escolha pessoal em uma sociedade democrática e pluralista, e enfatizou a importância das comunidades eclesiais interconectadas.

A outra conferência do dia foi conduzida pelo Padre Jean Poul Hansen, da Diocese de Campanha (MG), que tratou sobre a relação entre fé e vida, a partir do documento Catequese Renovada. Ele ressaltou que o testemunho é uma forma poderosa de expressar a fé, indo além das palavras. Também destacou o papel da comunidade e da Palavra de Deus na interação entre fé e vida, e mostrou como a Catequese Renovada promove esse princípio. Por fim, incentivou a adoção do princípio de interação fé e vida na prática catequética e o aprofundamento da compreensão da fé para uma vivência mais autêntica e transformadora.

Ainda no sábado, houve uma mesa-redonda sobre a Iniciação à Vida Cristã, a récita do Terço pelos catequistas na basílica de Aparecida e a missa presidida por Dom Eugene Rixen, Bispo emérito de Goiás (GO).

Durante o encontro, foi anunciado que nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2024 será realizada a Romaria Nacional de Catequistas ao Santuário de Aparecida.

Fonte: CNBB-Conferência dos Bispos