Notícias

Postado dia 22/05/2023 às 11:39:10

Igreja do Paraná vai enviar mais 25 mil Bíblias para África

Episcopado paranaense lança uma nova ação evangelizadora em prol de Bíblias para a Igreja da Guiné-Bissau, na África

Em 2016, com o protagonismo dos catequistas e catequizandos, a Igreja do Paraná assumiu a ação evangelizadora: “Missão Palavra e Pão”, com a qual foi possível enviar 25 mil Bíblias para as duas dioceses presentes no país da Guiné-Bissau: Bissau e Bafatá. As Bíblias fizeram um bem enorme ao povo guineense, sendo um instrumento essencial para a evangelização e a catequese.  

Bispos, padres, missionários e a comunidade de Quebo, na Guiné-Bissau, ao receber as Bíblias, em setembro de 2017.

Em novembro de 2022, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, realizou uma visita pastoral missionária à Guiné-Bissau, onde, desde 2014, a Igreja do Paraná mantém a Missão São Paulo VI, na cidade de Quebo, diocese de Bafatá. Estando lá, ele tomou conhecimento de que aquelas Bíblias, que chegaram no ano de 2017, estão acabando, enquanto o número de cristãos tem aumentado.  

Ao retornar para o Brasil, dom Geremias apresentou essa necessidade aos bispos e, juntamente com o Conselho Missionário Regional (COMIRE), propôs a realização de uma nova ação evangelizadora, a fim de enviar mais Bíblias para a igreja guineense.  

Ação Evangelizadora: Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para África

Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP) nos dias 19 a 28 de abril, os bispos aprovaram a ação evangelizadora “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para a África”. Essa ação terá o protagonismo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Eles serão os responsáveis pela animação missionária em suas comunidades, na família e em outros ambientes que convivem, a fim de conseguirem os recursos para o envio de mais 25 mil Bíblias.  

A proposta é que cada Ministro(a) consiga o valor de, ao menos, uma Bíblia (R$36,90), mas que, preferencialmente, não tire do próprio bolso. Cada um receberá um folder, com o qual será motivado a convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir uma Bíblia. 

Nesse folder, há um QR Code que o leva ao site, onde ele pode assistir vídeos sobre a Missão, apaixonar-se por ela e falar dela às pessoas. Por isso, não se trata de uma tarefa de pedir dinheiro, mas sim de uma ação evangelizadora missionária. 

A cada pessoa que ajudou, como gratidão, o Ministro(a) oferecerá um marcador de páginas para ser usado, preferencialmente, na Bíblia. É uma recordação de que ajudou uma pessoa ou família na Guiné-Bissau a ter acesse à Palavra de Deus. 

O vídeo publicado nessa segunda-feira, 15 de maio, com a mensagem motivadora dos bispos do Paraná, marca o início da ação evangelizadora “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para África”, que se desenvolverá até o dia 24 de setembro.  

Nessa terça-feira, 16 de maio, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, abençoou os folders que serão enviados aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de todo o Paraná, a fim de realizarem a ação evangelizadora: “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para África”. 

Cada uma das 18 arqui/dioceses do Paraná receberá, nos próximos dias, a quantidade de folders referente aos seus Ministros (as). A coordenação diocesana dos Ministros (as), juntamente, com a coordenação da ação evangelizadora, será responsável por distribuir os folders entre as suas paróquias, assim como, ao final, por recolher os folders e entregar o valor a sua arqui/diocese, que o repassará ao Regional Sul 2 da CNBB.  

Após o encerramento da ação missionária, em 24 de setembro, o Regional Sul 2 dará início ao processo de envio. Será produzida uma capa personalizada, um encarte e feita a encomenda na editora Edições CNBB. A previsão é de que, até janeiro de 2024 as Bíblias estejam prontas para serem despachadas via container e, até a Páscoa (31 de março), esteja nas mãos do povo guineense. 

Mais informações, acesse: https://cnbbs2.org.br/africa/25-mil-biblias-para-africa  

Fonte: CNBB SUL II


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias