Notícias

Postado dia 11/05/2023 às 11:22:55

Encontro dos Padres Coordenadores Diocesanos da Ação Evangelizadora no Paraná

Padre Alcides Andreatta, Coordenador da Ação Evangelizadora de nossa Diocese de Cornélio Procópio, participou da reunião do Conselho Regional da Ação Evangelizadora (CRAE)

Desde segunda-feira, 8 de maio, até amanhã, dia 10 de maio, 22 padres que coordenam a ação evangelizadora nas 18 arqui/dioceses do Paraná e na metropolia e eparquia ucranianas estão reunidos no Centro de Evangelização Família Sagrada (CEFAS), em Apucarana (PR). O encontro é conduzido pelo bispo de Paranavaí (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki; e pelo secretário-executivo, padre Valdecir Badzinski.  

Cada um desses padres é responsável por auxiliar o bispo diocesano na condução de todo o trabalho de evangelização e articulação nas dioceses. Na pauta do encontro está prevista a discussão e reflexão de 20 temas, que serão intercalados com momentos de espiritualidade, partilha e fraternidade. 

No primeiro dia, esteve presente o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz. Ele participou de uma parte do encontro e, às 18h15, presidiu a missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR), ladeado por dom Mário e pelo bispo diocesano de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.  

Segundo o arcebispo, ele participou da discussão e reflexão de dois assuntos importantes. O primeiro deles sobre uma nova ação missionária em prol de Bíblias para a Guiné-Bissau, na África. “Pretendemos enviar mais 25 mil Bíblias já nos primeiros meses de 2024, a fim de ajudar aquele povo a conhecer melhor a Palavra de Deus”, disse ele. O segundo assunto foi sobre a sinodalidade. “A Igreja quer dar um sinal e, acima de tudo, um exemplo, de que é possível caminhar junto com todos, valorizando a palavra de todos e, especialmente, alargando o espaço da tenda da Igreja para que todas as pessoas possam encontrar acolhida”, afirmou dom Geremias.  

Dentre outros assuntos contemplados na pauta do encontro, está a preparação para a 43ª Assembleia do Povo de Deus, que se realizará em Londrina nos dias 22 a 24 de setembro; as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; o Ano Vocacional; a Pastoral da Ecologia Integral; a Pastoral Litúrgica e a nova tradução do Missal Romano; a Pastoral da Criança, etc. 

Sobre a relevância do encontro, dom Mário afirmou: “É um encontro muito bonito, muito participado em que os padres refletem e sentem a responsabilidade que grava sobre eles. Refletem a caminhada da Igreja, avaliam, ajudam a corrigir o que precisa e, ao mesmo tempo, fazem projeção para o futuro da evangelização da nossa Igreja no Paraná”.   

O objetivo da reunião com esses padres, segundo padre Valdecir é pensar o coletivo das dioceses do Paraná. “Reunidos aqui, nós fazemos comunhão, proximidade e pensamos os grandes projetos de evangelização. Por isso, é de grande importância, ao menos uma vez por ano, nos reunirmos para esse trabalho de grande envergadura para a evangelização”, afirmou padre Valdecir.  

Confira no vídeo abaixo, a reportagem produzida pela D.A. TV – Diocese de Apucarana:

Programação 

Na tarde dessa terça-feira, 9 de maio, os padres irão visitar a exposição de Iconografia do Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana. Em seguida, vão celebrar na Eucaristia paróquia Santuário São José. A missa será presidida por dom Mário, ladeado pelo padre Marcos Bertanha, da diocese de Apucarana, e pelo padre Genivaldo Ubinge, da arquidiocese de Maringá.  

Na quarta-feira, 10 de maio, eles iniciarão o dia com celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José. Ao longo da manhã, eles darão continuidade aos assuntos previstos em pauta e concluirão o encontro com o almoço. 

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Fotos: Departamento de Comunicação da Diocese de Apucarana
Reportagem: D.A. TV – Diocese de Apucarana

 

Fonte: CNBB SUL II


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias