Palavra do Pastor Dom Marcos José dos Santos

Postado dia 11/04/2023 às 21:14:13

SANTA MISSA, BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

22/02/2023, CATEDRAL CRISTO REI - HOMILIA

Irmãos e Irmãs, iniciamos o tempo quaresmal, com o chamado à conversão e à renovação da nossa vida, para celebrar com alegria a Páscoa do Senhor. “Convertei-vos e crede no Evangelho”: com estas palavras receberemos as cinzas em nossa cabeça em sinal de penitência, para fazermos esse caminho quaresmal com autenticidade e fidelidade. O profeta Joel (século V), na primeira leitura, nos exortou a rasgar o coração e não as vestes, voltando-nos para o Senhor, porque ele é benigno, compassivo, paciente e cheio de misericórdia para conosco. Esta mensagem de confiança e de perdão é retomada pelo salmista no Sl 50: Misericórdia, Senhor, pois pecamos. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido, a alegria de ser salvo e confirma-me com espírito generoso. E Jesus, a misericórdia encarnada do Pai, nos convida a segui-lo rumo à sua Páscoa, praticando a partilha (esmola), a renúncia (jejum) e o diálogo com Deus (oração), com simplicidade e servindo os irmãos, evitando toda forma de exterioridade ou obrigação. As obras importam ao Pai e somente por ele devem ser reconhecidas. A recompensa é dom divino, é salvação. A quaresma é um tempo de nos aproximar mais da Palavra de Deus, dos irmãos, particularmente daqueles que precisam da nossa ajuda, e da vida em comunidade, num caminho de fraternidade e de sinodalidade, caminhando juntos na comunhão, seguindo o Mestre: é o que nos indica o Papa Francisco na mensagem para a quaresma deste ano. A quaresma é também um tempo de conversão pessoal e comunitária à fraternidade, sendo fraternos e solidários e buscando respostas para os problemas atuais, entre eles, a fome, à luz da fé cristã. Fraternidade e fome: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). É o mandato de Jesus, dirigido a nós hoje. Conversão, esmola, jejum, oração, fraternidade, solidariedade: caminhos de reconciliação com Deus e com os irmãos, indicados por São Paulo na segunda leitura, para acolhermos esse tempo favorável, tempo de graça e de salvação que o Senhor nos concede, rumo à sua Páscoa. Amém.

+ Dom Marcos José dos Santos

Bispo Diocesano de Cornélio Procópio