Palavra do Pastor Dom Marcos José dos Santos

Postado dia 11/04/2023 às 21:10:03

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS – DIA MUNDIAL DA PAZ

01/01/2023, CATEDRAL CRISTO REI - HOMILIA

Graça, bênção e paz pelo nome de Jesus, com Maria, Mãe de Deus, nesta oitava do Natal e no inicio do novo ano. Maria é a Mãe de Jesus segundo a carne, mas é também a Mãe do Verbo Encarnado, portanto, Mãe de Deus (Theotókos), definição de fé dada pela Igreja, no Concílio de Éfeso em 431, reconhecendo a sua maternidade divina.  Hoje celebramos também o Dia Mundial da Paz, súplica e compromisso pela paz. A primeira leitura é uma fórmula de benção, na qual o povo era abençoado pelos sacerdotes, com invocações de benção, proteção e paz; o nome de Deus é repetido três vezes para deixar claro que a fonte e o princípio de toda bênção é Deus: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte pra ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6,24-25). É o que devemos pedir todos os dias da nossa vida, particularmente para este novo ano. E com o Salmista, no Sl 66 invocar: “Que Deus nos dê a sua graça e sua benção”. E a maior benção de Deus à humanidade foi o envio do Seu Filho ao mundo para a nossa salvação. Nele, nos tornamos filhos adotivos e herdeiros da promessa e podemos chamar a Deus de Abá, Pai,  como nos disse Paulo na segunda leitura. Ele veio pobre, simples, humilde, desconhecido; os pastores O encontraram deitado numa manjedoura e O reconheceram, e por isso, maravilhados, voltaram louvando e glorificando a Deus. Humildes pastores deixam seus rebanhos e alegres acorrem ao rei do céu. Nós, igualmente, cheios de alegria: Oh! Vinde, adoremos! O Salvador! Encontrar e reconhecer o Salvador é tornar-se seus anunciadores e suas testemunhas, portadores de vida, de benção, de paz, construindo um mundo melhor, a caminho do Reino pleno. Na Mensagem para o Dia mundial da Paz deste ano, o Papa Francisco nos convoca a caminhar juntos testemunhando a  paz, a fraternidade e a solidariedade, pois ninguém pode salvar-se sozinho e somente juntos poderemos superar as crises e dificuldades do nosso tempo, gerando um mundo mais justo e pacífico, segundo os valores do Reino de Deus. E recordando o saudoso Papa Emérito Bento XVI, que hoje voltou à casa do Pai, concluo esta reflexão, com um extrato da sua homilia proferida na missa de 01 de janeiro de 2013, que assim se referiu: “O fundamento da nossa paz está na certeza de contemplar em Jesus Cristo o esplendor da face de Deus, de ser filhos no Filho e ter, assim, na estrada da vida, a mesma segurança que a criança sente nos braços de um Pai bom e onipotente. O esplendor da face do Senhor sobre nós, que nos dá a paz, é a manifestação da sua paternidade; o Senhor dirige sobre nós a sua face, se mostra como Pai e nos dá a paz. Que a Virgem Maria, que hoje veneramos com o título de Mãe de Deus, nos ajude a contemplar a face de Jesus, Príncipe da Paz e obtenha para nós e para o mundo inteiro o dom da paz. Amém!”

 

+ Dom Marcos José dos Santos

Bispo Diocesano de Cornélio Procópio

 
 

 


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Palavra do Pastor