Setor 2

Postado dia 15/03/2016 às 13:51:52

Paróquia Imaculada Conceição – Jataizinho – PR

Em 08 de outubro de 1.950 o Bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de  Proença Sigaud, achou por bem criar a Paróquia Imaculada Conceição de Jataizinho. O Primeiro Pároco foi o Frei Cleto, Capuchinho.

A elevação da comunidade à dignidade de Paróquia foi fruto de uma caminhada que começou em 1.855 com o missionário Frei Timóteo, que por 40 anos catequizou o aldeamento chamado São Pedro Alcântara.

O Frei Cleto marcou a comunidade, pois se lançou no projeto de melhoria da pequena Igreja e da Construção da Casa Paroquial. Com a saída dos Capuchinhos assumem sucessivamente os Padres: Eduardo Murante, Almir dos Santos e José Pedro de Souza.

O ex-Frei Agostino Pe. José Cerdan, tomou posse como pároco aos 13 de julho de 1.963. Por mais de 23 anos esteve à frente da comunidade, que não o abandonou no momento da doença. Cumpriu sua missão evangelizadora e levou ao fim a construção da Igreja Matriz. O Pe. José faleceu no dia 03 de agosto de 1.987 e, foi assistido de perto pelo Pe. Amauri.

Em 07 de agosto de 1.987 tomou posse o Frei Adelino Frigo. Seu dinamismo marcou a comunidade Paroquial. Em 1.994 chegou o Frei Jerônimo para colaborar nos trabalhos. Em 10 anos a Igreja cresceu como “fermento na massa”. Construiu-se os centros comunitários, Capelas, salas de catequese, o Centro Pastoral, uma nova Casa Paroquial, instalou-se a Rádio Comunitária, etc. A comunidade soube pedir operários ao dono da messe: no dia 27 de dezembro de 1.997 aconteceu a Ordenação Sacerdotal de Roberto de Paula, filho da terra; e duas moças (Rose e Sirley) estão na Congregação das Franciscanas Catequistas.

Atuou como pároco em Jataizinho, o Pe. Aparecido Donizete de Souza, Pe. Sidney Ferreira, Padre Amilton C. Sampaio, Padre Márcio Gonçalves, Pe. Sebastião Rodrigues da Silva e atualmente o pároco é o Padre Lima juntamente com o seu vigário, o Padre José Mauro de Marco.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Jataizinho

Avenida Getúlio Vargas, 456 – Centro