Postado dia 28/09/2022 às 22:06:26

Diocese de Cornélio Procópio celebra o Dia Nacional da Juventude - DNJ

No dia 24 de setembro de 2022, aconteceu na cidade de Santa Cecília do Pavão, em parceria com a Paróquia Santa Cecília, o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento foi promovido pelo Setor Juvenil da Diocese de Cornélio Procópio, juntamente ao assessor, Pe. Enéas Meado Cruz e reuniu cerca de 1000 jovens.

O DNJ surgiu em 1985 com o intuito de celebrar a vida de toda a juventude em cada diocese. Desde então, todo ano, os coordenadores juvenis escolhem uma data para festejarem esse dia tão especial e programam diversas atividades voltadas aos jovens.

Há tempos, o Setor Juvenil Diocesano, portava no coração, o desejo de trazer a banda da Comunidade Católica Colo de Deus para conduzir o momento do show e, neste ano, após reuniões e orações, com grande alegria, puderam anunciar a confirmação da presença dos cantores-missionários.

O encontro teve início às 16h30, na praça paroquial. Os jovens foram recepcionados com muita música e animação pelo coordenador do Ministério de Música e Artes, Wesley Carvalho. Foram entregues os kits com velas, pulseira neon, terço, pulseira obrigatória para a entrada e uma tag com a frase de Santa Catarina de Sena relembrando a importância de a juventude viver o chamado de Deus. Logo após, foram distribuídos para os jovens de cada cidade um lanche, visto que muitos tiveram que sair de seus locais num horário um tanto quanto cedo para poderem chegar no tempo previsto.

Este ano, o DNJ recebeu o apoio de diversos padres por meio de vídeos, divulgações em suas paróquias e redes sociais, mas além disso, alguns resolveram prestigiar o evento bem de perto, são eles: Pe. João Paulo, Pe. Élcio, Pe. Osvaldo, Pe. Rafael, Pe. Rodolfo, da Diocese de Jacarezinho e também os seminaristas do Seminário Menor Menino Deus, todos em comunhão com o assessor, Pe. Enéas e o nosso bispo diocesano, Dom Marcos José.

Às 18h00min, iniciou-se a Santa Missa presidida por Dom Marcos e concelebrada pelos padres presentes. Foi um momento extremamente marcante para a juventude, pois para muitos ali, era o primeiro contato com o novo bispo e vice-versa. Desde que chegou, Dom Marcos se mostrou interessado e apaixonado pela juventude e, tudo isso, se confirmou naquela noite.

Já no início da missa, o novo bispo pediu aos jovens que ocupassem o presbitério e se aproximassem do altar, criando uma atmosfera descontraída e de proximidade entre Deus e seu povo. No final de sua homilia, Dom Marcos direcionou à juventude três palavras usadas pelo Papa Francisco no encontro “Economia de Francisco”, em Assis: inquietude, coragem e heroísmo. Comentou ele:

Os jovens devem ser inquietos e não se devem ficar acomodados, serem também corajosos para enfrentarem os desafios e realidades do mundo de hoje e, por último, o heroísmo da fé, do testemunho cristão, o heroísmo de nadar contra a corrente desse mundo e ser fiel ao evangelho e na alegria de ser jovem testemunhando Jesus Cristo.

Ao final da celebração, toda a juventude se reuniu próximo ao trio elétrico para juntos darem continuidade ao cronograma com a “caminhada luminosa”. Seguiram cantando e louvando a Deus até o Centro de Eventos Enoch de Godoy para participarem do show com a Colo de Deus.

O grande ápice da noite foi quando Jesus Eucarístico adentrou aquele lugar. O Santo dos Santos, sem dúvidas, tocou e transformou muitos corações juvenis. A estrutura organizada para a exposição permitia aos jovens estarem bem próximos de Jesus e serem alcançados por Ele, já que a plataforma usada, rodava num ângulo de 360º.

O DNJ foi muito pensado e sonhado por cada membro da equipe e pelo assessor, mas a cada ano Deus surpreende realizando a obra além do que somos capazes de imaginar. A todo momento da preparação Ele se fez presente, cuidando e amando a sua juventude.

Jovens, criem expectativas para o DNJ 2023!!! Já estamos na contagem regressiva!!!

“Vós, queridos jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus” – Papa Francisco.

Juliane Sakamoto

Diác. André Ladeira