Postado dia 28/04/2022 às 23:16:31

Concurso da Oração do Jubileu da Diocese de Cornélio Procópio em 2022/2023

1- Da justificativa

1.1 - A Diocese de Cornélio Procópio, no ano de seu Jubileu de Ouro, de criação e instalação em 2023, vem tornar público o Concurso da ORAÇÃO DO JUBILEU da Diocese de Cornélio Procópio-PR para a animação bíblico-catequética. A oração do JUBILEU DE OURO por meio desta dinâmica quer animar, fortalecer os laços culturais das comunidades e Paróquias de acordo com o tema e o lema proposto pelo conselho diocesano de pastoral para celebrar o jubileu.

Tema: 50 anos guiados pela graça de Deus

Lema: ainda tens um longo caminho a percorrer (1Rs 19,7)

2- Dos objetivos

2.1 - Elencar palavras e frases que serão instituídas como a Oração do Jubileu da Diocese de Cornélio Procópio-PR, para motivar o espírito da Iniciação da Vida Cristã dos catequistas para com os catequizandos. Instruí-los a uma partilha integradora e orante, em que valoriza o testemunho e a participação de cristãos/ãs atuantes na Diocese de Cornélio Procópio-PR.

3- Dos participantes

3.1- O concurso é direcionado a todos os diocesanos residentes em qualquer paróquia e ou comunidade no território de nossa diocese de Cornélio Procópio, mas em especial aos catequizandos, catequistas e coordenadores da catequese de todas as paróquias da Diocese.

3.2- A participação é livre e poderá acontecer de forma individual ou em grupo e etapa conforme está configurada nas paróquias em 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ou por todas as etapas em conjunto, ou conforme a catequista achar conveniente dentro da dinâmica dos encontros catequéticos tendo em vista a limitação do curto prazo de entrega, a oração concluída e seguindo as normas exigidas no regulamento deverá ser enviada pelo e-mail abaixo citado.

4- Da elaboração a entrega

4.1- A abertura da elaboração da oração será do dia 27/04/2022 até 16/05/2022 às 23:00.

4.2 – A oração deverá ser enviada pelo e-mail – jubileu50anoscornelio@hotmail.com – até as 23h do dia 16 de maio, ou entregue presencialmente no endereço da Av Alberto Carazzai, 1080 – aos cuidados de Isabel em horário comercial em dias uteis – não receberemos enviadas pelos correios. No envelope entregue ou no e-mail enviado deverá constar o nome completo do autor e telefone de contato, o nome da Paróquia ou comunidade a que pertence e o conteúdo da Oração do Jubileu.

5- As características da Oração do Jubileu.

5.1- A elaboração da Oração do Jubileu deverá ser inédita e possuir letra em língua portuguesa, ficando sob a responsabilidade dos participantes, qualquer questão quanto à autoria;

5.2- Na elaboração da oração deve se estar atento ao conteúdo orante não deverão ser feitas alusões, a pessoas vivas nem referências político-partidárias, esportivas ou religiosas estranhas ao catolicismo;

5.3- Na oração deverá constar de forma clara a invocação de Deus Pai, a intercessão da padroeira da diocese que é o Imaculado Coração de Maria, expressão Jubileu da Diocese de Cornélio Procópio-PR, sublinhando algum aspecto da evangelização ou fatos históricos, sociais, religiosos e culturais e o tema e o lema que são;

Tema: 50 anos guiados pela graça de Deus

Lema: ainda tens um longo caminho a percorrer (1Rs 19,7)

5.3.1- Abaixo elencaremos as palavras e expressões que são obrigatórias na elaboração da oração:

Deus, Imaculado Coração de Maria, Diocese de Cornélio Procópio, Jubileu.

5.4- A oração do Jubileu, além da linguagem pastoral, catequética e poética, deverá adotar as devidas regras gramaticais, com adequada relação do texto e sonoridade, bem como, observar os diversos aspectos da comunicação orante necessários à composição da mesma;

5.5- A oração deverá ser revestida de caráter orante, pertinente as necessidades atuais, fluente e acessível a qualquer tipo de assembleia com as pastorais e movimentos, em suma, para que a comunidade reze;

5.6- O tamanho da Oração poderá ter, no mínimo 8 (oito) linhas e, no máximo, 20 (vinte) linhas em texto de word em espaço simples e fonte arial tamanho 12.

6 – Da conclusão

6.1 - O concurso será reorganizado e avaliado pela Coordenação Diocesana do Jubileu e equipe diocesana de liturgia.

7- Da Avaliação

7.1 - Para efeito de avalição, e respeitadas as características acima elencadas, serão consideradas a originalidade, e a espiritualidade clara e orante, a coesão entre os parágrafos, adequação ao tema e lema proposto do cinquentenário, a facilidade de comunicação e oração.

8 - Da avaliação e da classificação

8.1 - De posse da avaliação (20/05/2022) a Coordenação Diocesana comunicará aos respectivos integrantes da elaboração da Oração do Jubileu e a Comissão.

9 - Das disposições gerais

9.1 - O participante vencedor cederá a propriedade intelectual da obra de pleno direito e por prazo indeterminado à Mitra da Diocese de Cornélio Procópio – bem como todas as paróquias e comunidades da Diocese, que se reserva o direito de publicar, gravar e divulgar o trabalho elaborado, assim como alterar alguma palavra para um sinônimo sem alterar a originalidade da criação. Os participantes abrem mão dos direitos sobre as palavras, frases e todo o conteúdo e não serão remunerados ou ressarcidos de despesas, em hipótese alguma. A inobservância deste Regulamento, por parte de qualquer concorrente, implicará na sua desclassificação imediata. As orações inscritas, com exceção do vencedor, poderão ser retiradas até o dia 30/06/2022. Após esta data serão incinerados. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão avaliadora e/ou Organizadora que representará, no Ato, a Diocese de Cornélio Procópio. São irrecorríveis as decisões da Comissão Avaliadora.

Cornélio Procópio, abril de 2022.

Coordenação Diocesana