Notícias

Postado dia 15/09/2021 às 08:23:53

“Encontro Jovem com São José” foi realizado pela Pastoral Juvenil do Paraná

Jovens de todo Paraná reuniram-se em pequenos grupos para participar do encontro josefino on-line que foi transmitido da Paróquia São José das Famílias, em Curitiba.

Na tarde deste domingo, 12 de setembro, aconteceu o “Encontro Jovem com São José”, promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB em parceria com a Pastoral Juvenil. Transmitido desde a paróquia São José das Famílias, em Curitiba (PR), o encontro foi conduzido pelo assessor regional da Pastoral Juvenil, Pe. Gustavo Florêncio, e pela assessora de comunicação da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho, contando com a animação da Comunidade Católica Shalom de Curitiba e a presença alguns jovens, representando grupos das comunidades da paróquia.  

Grupos de jovens de todo o estado do Paraná reuniram-se, em pequenos grupos, para acompanhar e participar da transmissão do encontro, realizada pelo Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. Uma plateia virtual, formada por representantes das dioceses do Paraná, conectados pela plataforma Zoom, interagia com Pe. Gustavo e a Karina ao longo do encontro.  

Com mais de seis horas de transmissão, o encontro foi dinamizado com vídeos que foram produzidos pelo setor Juventude das dioceses do Paraná, com pequenas formações sobre o Ano de São José, testemunhos e mensagens. A oração inicial foi conduzida pelas Irmãs Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião, de Ponta Grossa (PR), que rezaram o terço de São José. Além disso, Dom Amilton Manoel da Silva, referencial para a juventude no Paraná; Irmã Valéria Leal, assessora nacional para a juventude; Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, membro da Congregação Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, Irmã Zélia Garcia, das Irmãs da Copiosa Redenção; e Chiquinho de Almeida, da Arquidiocese de Manaus (AM), enviaram mensagens de coragem e ânimo para os jovens que participavam do encontro.  

Houve também um “Talk Show” com a Vida Religiosa Consagrada, que contou com a participação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria: Marina Marins Teixeira e Luana Santos da Silva, do Irmão Leandro Antônio Scapini (Oblato de São José), e do Padre Maurício Serafim da Costa (Missionário do Sagrado Coração e paróco da Paróquia São José das Famílias). Nesse momento de entrevista, os religiosos deram testemunho da vocação, falaram sobre seus carismas e sobre como São José é inspiração para a juventude também assumir a sua vocação.  

No final da tarde, foi realizado um momento de adoração ao Santíssimo, no qual se rezou, especialmente, pela juventude do Paraná. Por fim, o encontro concluiu-se com a Santa Missa, que também foi transmitida para quem acompanhava online, porém foi sugerido aos jovens que pudessem participassem da missa presencial, em suas comunidades.  

Na paróquia São José das Famílias, a missa foi presidida pelo Padre Gustavo, e concelebrada pelos padres Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, e Hiago Igor, da Arquidiocese de Maringá. Todo o encontro contou com interpretação de libras realizada por intérpretes do projeto “Libras por amor”: Victor de Souza Pacheco, Douglas Monegat Feijó e Laura Pilz Fernandes, e também pela intérprete da paróquia, Jéssica Maria Nascimento.  

Você pode rever o “Encontro Jovem com São José” no link abaixo:  

Paróquia São José das Famílias 

Toda a organização e realização do encontro teve o apoio e ajuda da Paróquia São José das Famílias, em Curitiba (PR), especialmente, da Pastoral da Comunicação, que assumiu junto a condução do encontro e cedeu toda a estrutura de comunicação. Nos agradecimentos, Pe. Gustavo afirmou: “Bendito seja Deus pela vida de cada um de vocês, pela Pascom dessa paróquia que nos acolheu de uma forma tão generosa e se empenharam de uma forma sobrenatural para que esse evento acontecesse. Nós alcançamos não apenas o Paraná, mas fomos além porque vocês acreditaram e deram um sim para nós. Então muito obrigado pelo empenho, pelo trabalho. Vocês poderiam estar na casa de vocês, mas vocês escolheram evangelizar, vocês disseram sim. As obras de vocês mostraram que vocês têm fé, como nós escutamos, hoje, no Palavra de Deus”. 

Retiros do Ano de São José  

Este foi o quinto e último retiro espiritual josefino, on-line, promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB. Uma iniciativa aprovada pelo Conselho Episcopal de Pastoral do Paraná, que buscou ajudar os católicos paranaenses a viverem o Ano de São José. Desde o mês de abril, foram realizados retiros para grupos específicos: para as liderançaspara os casaispara os presbíteros e para os consagrados.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)


envie seu comentário »

Veja Também

Veja + Notícias